Castas

 

A filosofia da Paulo Laureano Vinus é o desenho de vinhos em terroirs de excelência com castas exclusivamente portuguesas. Aqui segue a descrição de muitas das que utilizamos.

Arinto dos Açores

 É talvez a casta portuguesa mais utilizada, um pouco por todo o país para o desenho de vinhos de grande qualidade. Exibe aromas minerais muito intensos e em anos de excelente maturação associa-lhe aromas cítricos. Mostra uma enorme frescura, o que confere aos vinhos maior equilíbrio e longevidade.
Na região dos Açores assume uma personalidade impar que faz com que os açorianos a apelidem de Arinto dos Açores.

 

Verdelho

Chegou a Portugal no século XV e foi plantada na ilha da Madeira, tendo posteriormente sido levada para os Açores. Tem aromas minerais e salinos marcantes, mostra um equilíbrio e elegância surpreendentes na boca e uma enorme persistência. A sua característica Atlântica distingue-a de forma muito clara.

Terrantez

Originária do Dão, onde é conhecida por Folgasão, tem nas ilhas um estatuto de casta nobre pela sua utilização nos vinhos generosos. Nos Açores, sobretudo na ilha do Pico, assume hoje também importância nos vinhos de mesa, com muita fruta, acentuada acidez e boa estrutura.